O uso da Linguística para a detecção de criminosos se tornou popular com o caso Ted Kaczynski, mais conhecido como o Unabomber, o terrorista americano que, entre 1978 e 1995, matou 3 pessoas e feriu dezenas com ataques a bomba. Naquela que é considerada a mais longa e cara investigação do FBI, coube ao agente James Fitzgerald o uso da Linguística para a identificação do criminoso. O caso levanta uma série de questões: O que é a Linguística Forense? Como ela pode ser utilizada na investigação criminal? Como trabalha o analista linguístico?
É o que visa trazer ao leitor este Manual Básico de Linguística Forense. Com uma linguagem acessível, Leonardo Vichi percorre as teorias linguísticas e os métodos empregados para a detecção de autoria, criação de perfis, tratamento de evidências linguísticas, técnicas de análise do discurso, entre outros, para apresentar ao leitor o uso da Linguística como Ciência Forense.
Em sua parte final, o leitor acompanhará o estudo de um caso real e verá a construção do perfil linguístico de um assassino em série brasileiro que comoveu a opinião pública.
Título: Manual Básico de Linguística Forense
Autor: Leonardo Vichi
Páginas: 148p
Gênero: Ciências Forenses
Formato: 10×15 cm
Edição: 1ª edição
Ano: 2020
Idioma: Português – Brasil
ISBN: 978-65-87497-01-3